sexta-feira, 9 de julho de 2010

O Professor Sofre de Gastrite

A Gastrite é uma doença que afeta o estômago e que incomoda bastante a pessoa que possui a doença. É na verdade uma inflamação de uma mucosa existente no estomago. Muitas vezes os casos que são crônicos não têm sintomas, mas na gastrite aguda pode haver dores e muita queimação no abdômen, azia, falta de apetite, náuseas e também vômitos, sangramento na digestão e quando o caso é bem grave é possível que as fezes fiquem pretas e o vômito saia com sangue. Como acabar com a queimação é uma coisa que as pessoas ficam tentando inventar, mas é importante que se vá ao médico para que seja feito o tratamento correto.

Existem dois tipos de gastrite que é crônica e aguda e elas podem ser diagnosticadas através de exames. No caso da gastrite aguda não é preciso exames basta ter um histórico clinico. Quando o caso é mais complicado havendo uma hemorragia é importante fazer uma endoscopia para que se consiga diagnosticar a gravidade da doença. A gastrite aguda evolui muito rapidamente e pode ser causada por estresse seja físico ou psicológico e também por infecções. O alcoolismo também é um fator que contribui muito para que se tenha uma gastrite. Os alimentos que estão contaminados, bactérias, vírus e toxinas também causam a gastrite. A gastrite crônica é causada por uma serie de coisas como a diminuição do liquido gástrico e com isso os alimentos ingeridos passam a não ser mais tão esterilizados pelo líquido e isso causa a gastrite. Pode ser causada através de uma bactéria chamada Helicobacter pylori.
Para prevenir a gastrite é preciso tomar alguns cuidados como dica de segurança como não tomar medicamentos que irritem muito o estômago. Parar com as bebidas alcoólicas também é uma forma de prevenção. O uso de cigarros e drogas também causa a gastrite então não utiliza-los é uma maneira de prevenir a doença. A higiene pessoal e sempre cuidar também da água que vai beber, conservar os alimentos são também maneiras de não ter a gastrite. A área saúde esta sempre atenta a casos como esse para poder ajudar a população. Muitas pessoas têm gastrite e com isso acabam debilitadas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário