domingo, 28 de março de 2010

Projeto LEI Laboratório de Ensino de Informática

ESTADO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
NUCLEO TECNOLOGICO DE EDUCAÇÃO
Email: wagnerfon.barros3@gmail.com






ESCOLA PROF. HONORATO FILGUEIRAS, MOSQUEIRO-PA
05 DE OUTUBRODE 2009




NOME DO PROJETO:
Informática na Escola – Utilização do Laboratório de Ensino de Informática (LEI)
ENEREÇO ELETRÔNICO DO PROJETO:

http://www.wagnerfon.blogspot.com


PERÍODO DE EXECUÇÃO:

Ano Letivo 2009 (com renovação anual de estratégias e objetivos)

PÚBLICO ALVO:

 Professores e alunos (Assessoria às atividades Pedagógicas no LEI)
 Comunidade Escolar

COORDENAÇÃO DO PROJETO:

 Núcleo Gestor da escola
 Centro de Multimeios
 Professores do Laboratório
 Alunos Monitores

JUSTIFICATIVA
Os avanços da tecnologia vêm proporcionando a humanidade vislumbrar um mundo de possibilidades até então inimaginável, o advento da Internet vem jogar por terra as barreiras e fronteiras, escancarando as portas de um mundo globalizado e plural. Os alunos da escola pública não poderiam ficar alijados desse processo, sob pena de estarmos (de) formando sub-cidadãos, “analfabetos informáticos”.
A escola Honorato Filgueiras é contemplada com um laboratório de informática com 24 computadores com distribuição completa da plataforma LINUX EDUCACIONAL Boto Set e conexão a internet via radio, desta forma, fomentado o uso intensivo dos recursos de TIC`s disponibilizados possibilitando a aprendizagem e a formação de redes de conhecimento solidárias.
Diante dos recursos apresentados, ver-se o desafio apresentado à escola em dar o encaminhamento melhor a esse projeto que visa inserir o educando das escolas públicas no mundo da tecnologia computacional, municiando o educando de ferramentas que lhe permitam usar o computador como instrumento indispensável em um mundo verdadeiramente globalizado, contribuindo, substancialmente, para a inclusão digital de nossa comunidade.
Deve-se salientar ainda, que na escola a máquina por si só não tem nenhuma valia, o laboratório de informática só tem sentido se servir como mais um recurso didático-pedagógico que em conjunto com outras mídias proporcione ao aluno o acesso a novos conhecimentos e a apreensão das novas tecnologias contextualizando-as e fortalecendo os conceitos de interdisciplinaridade. É com esse fomento que há a necessidade de desenvolver projetos que visem a utilização prática e efetiva dessa tecnologia disponível na escola em práticas cuja finalidade é utilizar ao máximo esse recurso como ferramenta de apoio em atividades escolares e na inserção da comunidade escolar em um grupo seleto que é o que possuem domínio em informática.
É bom salientar que a informática faz parte da cultura contemporânea e a escola tem um papel fundamental de propiciar o acesso dos alunos a essa nova tecnologia e às suas linguagens. Neste aspecto, fica claro que é, principalmente através da escola que antigas e novas gerações têm oportunidade de participar, compreender, decidir e de sentirem-se autônomas em relação à Tecnologia da Informação, realizando obras sofisticadas, concretizando projetos antes apenas imaginados, estabelecendo novas relações com o mundo, ampliando a sua participação e interação cultural, intelectual, social, profissional e política.
É dever de a escola acreditar que a tecnologia é um direito do cidadão contemporâneo, na medida em que possibilita a ele conhecer e utilizar novas ferramentas e novas linguagens, fundamentais para o domínio e a autonomia na convivência e no trabalho com o mundo atual e globalizado.
De modo geral, a informática está sendo gradativamente introduzida nas escolas, e não podemos deixar que os alunos de nossa comunidade fiquem à margem desse processo. Nesse sentido, é de interesse da escola Honorato Filgueiras criar um espaço especial para aplicação da Informática Educacional. Assim, a aquisição de um laboratório de informática com conexão via radio, abre-se a viabilidade de desempenharmos essa imprescindível função sócio-educacional.
Seguindo essa ótica de compromisso com o ensino aprendizagem, a utilização da ferramenta computador é um mecanismo indispensável como estratégia de ação no processo de ensino-aprendizagem e, deste modo, contribuir para almejar o que se pretende como missão da Escola Honorato Filgueiras que é contribuir para melhoria do processo ensino – aprendizagem, numa gestão colegiada, favorecendo o ingresso do educando no mundo do trabalhando e sua atuação crítica e participativa na sociedade. 2



OBJETIVOS
Objetivos gerais
 Disponibilizar a alunos e professores mais um recurso didático pedagógico para o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem, utilizando a informática como eixo de ligação na construção de um trabalho interdisciplinar, desta forma, proporcionar ao corpo docente e alunos da Escola Honorato Filgueiras, acessa a utilização desta nova ferramenta de trabalho, através de seu manuseio prático, mesclando com conhecimentos teóricos.
 Empregar a informática como agente interdisciplinar para a operacionalização dos componentes curriculares pelo método do aprender fazendo.
 A utilização da tecnologia na educação proporcionando mudanças de valores e atitudes, levando o educando a reflexão-ação, ao construir seu próprio conhecimento.
 Utilizar a informática como mecanismo de divulgação do trabalho escolar, inserindo a Escola no mundo digital.
Objetivos específicos

 Exemplificar através de projetos as potencialidades das TIC’s
 Fomentar o desenvolvimento cultural da comunidade local.
 Capacitar os professores, com auxilio do NTE-Belem, para utilização do LEI como ferramenta pedagógica indispensável no desenvolvimento do ensino-aprendizagem
 Capacitar os alunos monitores para melhor uso do LEI e de suas atividades especifica
 Assessorar alunos e professores na construção de projetos pedagógicos que necessitam da utilização do LEI
 Despertar o interesse dos alunos pela ferramenta computador;
 Integrar a Informática Educativa com maior número possível de professores em projetos educacionais possibilitando a interdisciplinaridade.
 Divulgar as ações da Escola Honorato Filgueiras no ambiente Web com a manutenção e atualização de Blog.
 Divulgar trabalhos escolares de professores a alunos no ambiente Web.
 Criar sites de divulgação dos projetos pedagógicos desenvolvidos na escola e, também, serem publicados no portal Blog da escola.
 Atualizar e manter os sites de divulgação dos projetos pedagógicos já existentes desenvolvidos na escola e, também, serem publicados blog escola Honorato Filgueiras.
 Produção de conteúdos escritos e visuais sobre temas relevantes e atuais da de nossa comunidade;
 Ministrar aulas de informática aos pais de nossos alunos possibilitando-os o acesso a internet e o manuseio de microcomputadores em outros recursos.
 Favorecer a certificação dos alunos monitores que atuaram no projeto.
 Incentivar nossa comunidade na elaboração de textos e apresentações sobre os variados temas trabalhados e, sala de aula.
 Disponibilizar a nossos professores um acervo de conteúdos da web em nossas páginas através de links tais como laboratórios virtuais, acervos literários etc. para que tais recursos sejam trabalhados no ambiente escolar.

METODOLOGIA
 Criação de atividades escritas (utilização de editores de textos, apresentação de slides e planilhas eletrônicas),
 Desenvolvimento dos projetos trabalhados na escola (edição de textos, pesquisa na web, relatórios, planilhas, gráficos etc.)
 Desenvolvimentos e manutenção do Site (páginas na internet) para divulgação da escola (atividades, objetivos, eventos, informativos, links etc.).
 Capacitação de professores para elaboração de atividades que utilizem o laboratório didático virtual disponível no site da escola
 Planejamento prévio com professores para atividades que envolvam o LEI
 Aulas práticas para alunos que visem melhor aproveitamento dos computadores do LEI
 Busca junto ao Núcleo Gestor, melhorias de funcionamento do laboratório.
ESTRATÉGIAS DE AÇÃO
INTERNET E MULTIMÍDIA:
 Manutenção e ampliação do laboratório didático virtual no site da escola
 Desenvolvimento e administração de páginas de divulgação de projetos pedagógicos da escola, utilizando para isto, o blog.
 Interação entre educadores e educandos na busca de novas informações através da Internet, propiciando um ensino público de qualidade, contribuindo substancialmente para o seu autoconhecimento.
 Participação da comunidade escolar de grupos de discussão, cursos e assuntos específicos via internet.
 Inserir alunos e professores em recursos educacionais via internet tais como rao-tu, bate papo com temas educacionais, oficinas de criação, laboratórios didáticos virtuais etc.,
 Dispor no blog da Escola diversas ferramentas de apoio didático-pedagógico, tais como: laboratório virtual, dicas conteúdos e acompanhamento de vestibulares e ENEM, simulados online, conteúdo de formação profissional aos nossos professores etc.
PROJETO PEDAGÓGICO DE INFORMÁTICA:
A proposta pedagógica da área de informática é incorporar a perspectiva dos alunos de interagirem com o computador através da elaboração e da concretização dos projetos da Escola, bem como participando de pesquisas escolares e aulas práticas com softwares educacionais e aplets disoiniveis na internet tais como objetos virtuais de aprendizagem ministradas por nossos professores com assessoria do coordenador e monitores.

PROJETOS ESPECIAIS:
 Capacitar os professores no uso do laboratório Didático Virtual.
 Capacitar os professores na aquisição e utilização de vídeos disponíveis na web
 Ministrar aulas de informática aos pais de nossos alunos os proporcionado primeiro acesso e uso de computadores com particular destaque ao uso da internet.
 Projetos destinados aos alunos de turmas especiais interessados em aprimorar seus conhecimentos em informática.
 Participar de grupos de correio eletrônico (troca de e-mails com outras instituições),
 Elaboração de projetos com temas didáticos e paradidáticos sobre a coordenação de professores de suas respectivas áreas de conhecimento.
 Desenvolvimento de sites cujo conteúdo contempla os projetos realizados na escola.
 Editor de Textos: Ferramenta interna que possibilitará aos alunos, a criação e edição de material para divulgação no Site de nossa escola, bem como a criação, edição e publicação na internet do jornal eletrônico da Escola.
 Acesso a Laboratórios Virtuais na Internet como recurso pedagógico.


 Suporte ao Aluno:
 Aulas de Iniciação a Informática para alunos das séries finais do Ensino Fundamental
 Pesquisa escolar na internet
 Fazer textos, relatórios e projetos no computador;
 Desenvolver as atividades atribuídas,
 Possibilitar ao aluno o domínio básico da ferramenta computacional por intermédio de auxilio individual ou coletivo com a presença do Professor do LEI e/ou monitores.
 Acesso ao Site da Escola para publicações de trabalhos realizados durante o ano letivo.
 Grupos de discussões, simulados online, laboratórios virtuais, acompanhamento de vestibulares e ENEM
 Participação em Rao-tu: recurso pedagógico da internet que visa colocar ou responder perguntas em um site da Web, cobrindo diversas áreas de conhecimento, denominadas tópicos.
 Participação de grupos de debates na internet sobre variados temas tendo como acesso o site da escola
 Suporte ao Professor:
 Acesso a fontes de informação da Internet, possibilitando seleção de temas educacionais para posterior amostra ao aluno.
 Acesso a Softwares educacionais que visam aprimorar as estratégias de ensino e objetivos pretendidos pelo professor.
 Editores de textos
 Editores de HTML (desenvolvimento e publicação de páginas pessoais)
 Apresentação de Slides como recurso pedagógico
 Softwares livres como recursos diversos.
 Disponibilidade ao blog da escola para divulgação de trabalhos, informativos, textos, teses etc.
 Material de formação profissional disponibilizado no site da escola.
 Grupos de discussão on-line para trocas de idéias com outros profissionais da educação de diversas regiões do país.
 Bate papo com seus alunos sobre temas educacionais previamente selecionados.
 Participação em Rao-tu: recurso pedagógico da internet que visa colocar ou responder perguntas colocadas em um site da Web, cobrindo diversas áreas de conhecimento, denominadas tópicos.

Observações:
1) A plataforma LINUX, ainda carece de maior acessibilidade no que compete a diversidades de softwares educacionais, o que traz conseqüentemente, a impossibilidade de utilização de softwares educacionais utilizáveis apenas na plataforma Windows. No entanto, não mediremos esforços em conseguir, por meio de pesquisa e downloads na internet, de softwares livres como também por meio de projetos pedagógicos apresentados aos órgãos governamentais competentes.



RECURSOS:
 Ambiente de laboratório para informática: computadores (24) e acesso em Banda Larga a Internet; impressoras (01), Escâner, Câmera Digital...
 Recursos Humanos:
 Alunos Monitores e professores.
 Grupos de trabalhos para confecção de projetos.







NECESSIDADES SOLUÇÕES
Recursos didáticos: Softwares e-Hardware  Aquisição de softwares freeware, encontrados em revistas e na internet para aprimoramento funcional do LEI
 Aquisição de softwares educacionais de plataforma LINUX para utilização de aulas educacionais no LEI como instrumento de auxilio pedagógico ao educador
.
Recursos humanos  Buscar a capacitação dos professores para a utilização da informática em suas disciplinas e monitores para melhor funcionamento do LEI e todos pela construção de trabalhos interdisciplinares. Usando para tanto de parceria com NTE-CREDE 12 e ou outros parceiros.

Manutenção dos equipamentos  Acompanhamento técnico do NTE-CRE 12 na manutenção e aprimoramento de computadores e periféricos disponíveis e necessários à adequação funcional de funcionamento do LEI


AVALIAÇÃO
Avaliação deverá ser feita durante todo o processo, levando-se em conta as atividades desenvolvidas e suas finalidades alcançadas, A divulgação de resultados se dará através de relatórios apresentando o desenvolvimento das atividades realizadas, considerando dificuldades, avanços e propostas para a melhoria, visando sempre aperfeiçoar a utilização do laboratório de informática
Outro aspecto avaliativo se deve a eficácia alcançada em projetos que teve sua página elaborada e publicada na web, como também a quantidade de acessos a essas páginas por parte de nossos visitantes e usuários, principalmente de membros de nossa comunidade escolar.

METAS / AÇÕES 2009–2010 LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA- Honorato Filgueiras- mosqueiro-pa PERÍODO DE EXECUÇÃO
FEV MAR ABR MAI JUN AGO SET OUT NOV DEZ
Construção de um novo Blog da Escola X
Manutenção e ampliação do Blog da escola x x x x X
Apresentação de propostas pedagógicas aos professores e coordenação pedagógica (no planejamento mensal) X X X X X
Atualização de Sistemas operacionais x
Divulgação em sala de aula das atribuições, realizações e pretensões do LEI X
Divulgação e elaboração de relatórios mensais X X X X X
Divulgação das normas e condutas do LEI X
Divulgar as ações pedagógicas da Escola por intermédio de seus blogs na Internet X X X X X
Preparação dos alunos Monitores X X
Aulas de informática básica para alunos de 7ª e 8ª Serem (02 h/a semanais por turma) X X X
Aulas de informática básica para pais de alunos (02 h/a semanais) – grupo de 15 pais X X X X
Aulas no LEI (Ferramenta Pedagógica) como apoio pedagógico X X X X X
Acesso a internet para pesquisas por alunos e professores - acompanhamento dessas pesquisas. X X X X X
Atualização e instalação de novos Softwares x X X
Obtenção de softwares educativos X X X X
Pesquisa e criação no site a escola de um banco de links de laboratórios virtuais multidisciplinar na internet – LBORATÓRIO VIRTUAL X X X
Pesquisa e criação no site da Escola de banco de links com outras ferramentas pedagógicas na Internet X X X
Capacitação dos professores para adequação dessas ferramentas pedagógicas da internet X X
Oferta de curso Dreanweaver e Fireworks para professores e funcionários interessados em construírem seus sites na Internet X
Manutenção e Atualização dos sites da Escola X X X X X X X X X X
Manutenção, ampliação e revisão dos sites de projetos existentes. X x X
Construção de mais sites de projetos X X X X X
Solicitação de Manutenção permanente ao Núcleo de Informática do CREDE 12 quando necessário X X X X X X X X X X
Zelar pela integridade e funcionamento das maquinas disponíveis no LEI. X X X X X X X X X X


BIBLIOGRAFIA

 Endereço eletrônico do PROINFO: www.proinfo.mec.gov.br
 GESAC, Curso de capacitação do programa – NTE –CREDE 12, 2004
 Portal de Inclusão Digital ID BRASIL: www.idbrasil.org.br
 Portal do Ministério da Educação (MEC): www.mec.gov.br
 Portal Educacional RIVED – www.rived.mec.gov.br
 Gestão Integrada da Escola Honorato Filgueiras.
 Projeto: Intel Educação para o Futuro. V. 4.1.1. Intel Corporation
 Apostila do Curso Intel; Montagem e manutenção de Microcomputadores v. 2.0
 Ambiente virtual de aprendizagem E-PROINFO – Curso Mídias na educação (www.eporinfo.mec.gov.br).
 Apostila do Curso BotoSetLinux do NTE-Belem

Um comentário:

  1. Muito bom esse projeto, me ajudou bastante como dinamizadora de laboratório!

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